Os estudantes que retornaram às aulas depois da pandemia de covid-19 não são mais aqueles de antes do isolamento. Alguns perderam entes queridos, muitos precisaram ficar meses trancados em casa e quase todos passaram longos períodos distantes dos colegas, sem atividades coletivas e interações sociais.

Em Reconectar, Doug Lemov, autor de  Aula nota 10 3.0, se une a professores experientes para discutir um problema que vem afetando a maioria dos alunos de educação básica: a falta de senso de pertencimento. Para ajudar professores e gestores escolares a proporcionar um ambiente do qual os estudantes se sintam parte, eles apresentam estratégias que estimulam:

  • o desenvolvimento de competências socioemocionais dentro e fora da sala de aula;
  • a conexão com os outros, aumentando a interação presencial e o tempo longe das telas;
  • a concentração em tarefas de aprendizagem com diferentes níveis de exigência;
  • a confiança nas instituições de ensino por meio de práticas de fala e escuta.

Amostra

Autores

Doug Lemov

Doug Lemov é fundador e diretor de conhecimento da equipe Teach Like a Champion, que planeja e executa capacitações de professores com base no estudo de docentes com alto desempenho. Foi diretor-geral das Uncommon Schools.

Hilary Lewis

Hilary Lewis é diretora-sênior de consultoria e parcerias da equipe Teach Like a Champion.

Darryl Williams

Darryl Williams é CEO da equipe Teach Like a Champion. Foi diretor-executivo na Office of School Leadership, do Distrito Escolar Independente de Houston, superintendente regional da rede Achievement First e diretor e professor em Albany, Nova York, Estados Unidos.

Denarius Frazier

Denarius Frazier é diretor da Uncommon Collegiate Charter High School, no Brooklyn, Nova York, Estados Unidos, e atua como consultor-sênior na equipe de consultoria e parcerias da Teach Like a Champion.